Muito mais que uma ONG: somos um grupo de pessoas unidas pelo propósito de transformar vidas.
“ Há situações da vida humana que, por si mesmas, são discursos. Há discursos que, por si mesmos, são silêncios. Há silêncios eloquentes. Esse é um dos mistérios da pobreza do nosso Itapoã II. A eloquência do seu ser pobre, no silencio da periferia esquecida, bradou solidariedade pela vida a todos os ouvidos de Boa Vontade. E esse brado se transformou em PROJETO LOCAL DE ENVOLVIMENTO COMUNITARIO”
Pe Tarcizo Gonçalves - inicio da associação
O início de tudo deu-se em 1993. Motivados pela campanha contra a fome liderada pelo sociólogo Betinho, reuniram-se representantes da Renovação Carismática Católica, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da Fundação Nacional de Saúde e voluntários da sociedade de Sete Lagoas. Desse encontro, nasceu a Associação Projeto Local de Envolvimento Comunitário (PLEC).
A PLEC é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) filantrópica que tem como objetivo o resgate da cidadania através da prestação direta e gratuita de assistência e promoção às famílias. A instituição dedica-se a trabalhar lado a lado com a população mais vulnerável do bairro Itapoã II e adjacências, servindo às pessoas sem distinção de religião, etnia ou gênero.
Em seus projetos e programas, a prioridade são crianças, adolescentes e jovens. A PLEC acredita que, para que tenham um futuro digno, é necessário transformar a realidade das famílias e da comunidade em que vivem. Por isso, todos os projetos têm como meta a valorização do ser humano e a inclusão cidadã e produtiva dos moradores.
A Associação possui sede própria localizada na Rua Garça, 193, Bairro Itapoã II, na região leste de Sete Lagoas. O espaço, denominado "CTT: Centro de Treinamento para o Trabalho" - Pe. Tarcizo Gonçalves, é gerido por uma instituição idônea que agrega pessoas de diversas áreas para desenvolver ações sociais, culturais, artísticas, educacionais e esportivas.
Certificações: A PLEC detém registros no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e no CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente), além de possuir os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
Nossa marca, criada por Demetrius Cotta é representada por um coração, desenhado com linhas descontraídas que demonstram nosso trabalho livre e espontâneo. Ele existe para gerar o envolvimento de muitos no pulsar da vida, despertando o cuidado, a sensibilidade, a afeição e, principalmente, o amor.
Cores e Formas Utilizamos o Vermelho e o Lilás para evocar vida e presença. O vermelho traz a força e a expressão externa, que contrastamos com o lilás para trazer reflexão e equilíbrio. A tipografia (Arial e Avantgard) traz a seriedade necessária, mas é suavizada pelo desenho orgânico do coração.
A nossa sigla carrega a essência de quem somos e onde atuamos:
P — Projeto: As ideias a serem executadas para formar nossa associação (OSC).
L — Local: O espaço escolhido para pôr em prática toda ideia: Itapoã II.
E — Envolvimento: A palavra-chave da associação. Buscamos envolver pessoas, pois sabemos que nada se faz sozinho.
C — Comunitário: De todos, da comunidade que quer trazer contribuições para melhorar a vida de muitos. Cada pessoa que se achega é uma grande riqueza que nem sabemos calcular.
Nossa missão é ENVOLVER para transformar realidades, fortalecendo vínculos e estimulando o protagonismo no Itapoã e região.
A PLEC tem por missão ENVOLVER crianças, adolescentes e famílias da comunidade Itapoã II e bairros adjacentes (Itapoã I, Brasília), na zona periférica de Sete Lagoas-MG. Realizamos atividades socioassistenciais, esportivas, educacionais e artístico-culturais que contribuem para a formação de uma consciência social alicerçada em valores éticos e morais.
Nossas ações são planejadas, continuadas e gratuitas, contribuindo diretamente com a Política Nacional de Assistência Social. O foco principal é o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, além de auxiliar no retorno ou permanência dos jovens na escola através de atividades que estimulam a participação cidadã e o desenvolvimento socioemocional.
Buscamos, acima de tudo, oportunizar o acesso a informações sobre direitos e estimular o desenvolvimento do protagonismo de cada usuário atendido.
Utilizamos uma abordagem multidisciplinar que inclui:
Esportes: Futsal, vôlei, xadrez e psicomotricidade;
Arte e Música: Balé/dança, violão, contação de histórias, desenho e pintura;
Oficinas Práticas: Informática, corte e costura e bordado;
Atividades Externas: Visitas a Faculdades, Universidades e pontos culturais;
Suporte: Atenção psicológica, apoio socioemocional e rodas de conversa com pais/responsáveis.
Amor - Respeito - Solidariedade - Compromisso - Honestidade – Cooperação